O Voluntariado quando é feito com o coração é tão entusiasmante que é fácil contagiar qualquer pessoa
- Blog Bolsa do Voluntariado

- 7 de abr. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 22 de out.
O Voluntariado faz parte da minha vida desde cedo, e logo que os meus 4 filhos atingiram idade para fazer Voluntariado, começaram a fazê-lo comigo.
O Voluntariado quando é feito com o coração é tão entusiasmante que é fácil contagiar qualquer pessoa. É algo que devia ser ensinado nas escolas, com exemplos práticos, para que desta forma o Voluntariado passe naturalmente a fazer parte, das nossas vidas, desde pequenos.
Em março de 2021 demos início ao programa BPI Voluntariado, em plena pandemia, o que foi um enorme desafio, principalmente porque antes o Voluntariado fazia-se com proximidade, junto das pessoas e nas instituições, e com a pandemia já não era possível, uma vez que de repente estávamos todos em casa. No entanto, olhando rapidamente para a sociedade, destacaram-se logo 2 segmentos que necessitavam de ajuda: as crianças e jovens que tinham sido afastadas da escola e os seniores que foram isolados em casa e em lares. Promoveram-se logo 2 iniciativas no digital para se poder chegar a todo o país: “Dar explicações” principalmente de Matemática a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade; e “Apadrinhar um avô”, convidando-se netos Voluntários BPI, a criar um contacto semanal, quer por carta, telefonema ou vídeo chamada, com um sénior. As iniciativas foram um sucesso! Tivemos mais de 90% destes jovens a recuperar a sua performance escolar, devido à dedicação e carinho dos nossos Voluntários em fazer a diferença na vida destes alunos. A partir daqui, percebeu-se que o voluntariado digital tinha vindo para ficar e que permitia alcançar muitos mais beneficiários em todas as zonas do país. O programa BPI Voluntariado juntou assim as vantagens do digital à força do presencial.
A verdade é que o Voluntariado entrou logo na vida dos nossos Colaboradores e Reformados e convidamos também familiares, amigos, Clientes, Fornecedores e Parceiros para participarem e serem connosco protagonistas de um enorme impacto positivo do Banco na sociedade, através de diversas iniciativas de Voluntariado que disponibilizamos, na plataforma que a Entrajuda prontamente nos ajudou a criar.
Desde então, desenvolveram-se várias iniciativas ao longo do ano, tendo tido o seu ponto alto em outubro de 2021 (7 meses após o arranque), mês em que se realizou a 1ª Semana do Voluntariado (7 dias consecutivos de Voluntariado), que foi um sucesso, com mais de 1300 Voluntários envolvidos em mais de uma centena de iniciativas.
Fazer Voluntariado é algo muito enriquecedor e transformador, porque cada vez que os Voluntários participam numa iniciativa, veem imediatamente o impacto que têm na vida de alguém ou do ambiente, por isso regressam a casa sempre felizes e de coração cheio. Os Voluntários percebem que podem ser úteis de várias formas, trabalhando todos para um propósito comum, saem felizes porque se dedicam a causas meritórias com tanto impacto, e, muito contentes por sentirem que o Banco se preocupa com os outros e com o ambiente. O Voluntariado tem uma característica muito envolvente dado que aproxima as pessoas e as empresas das suas comunidades, criando valor. Quando os nossos Colaboradores/Voluntários estão mais felizes, estão naturalmente mais motivados e têm melhores performances nas suas atividades profissionais. O BPI Voluntariado acaba por ser um caminho que é parte de união. É muito compensador quando nos propomos a fazer Voluntariado em algumas instituições, ouvir os seus responsáveis e utentes dizerem “que bom, vêm aí os Voluntários do BPI” ou “as iniciativas do BPI são a luzinha de que vamos fazer coisas giras com o apoio de muitas mãos”. Alguém dizia “Se queres felicidade para uma vida inteira, ajuda alguém.”
Este programa tem vários fatores chaves de sucesso: um é o facto dos nossos Voluntários terem disponibilidade, vontade e compromisso com as iniciativas em que participam, porque nunca nos podemos esquecer que do outro lado estão beneficiários à espera do nosso compromisso; outro, é o facto de termos iniciativas de Voluntariado em todos os distritos incluindo as ilhas, abraçando causas tão diferentes, que costumo dizer que se torna quase impossível um Voluntário não se identificar com uma.
O BPI Voluntariado tem como preocupação constante, melhorar a vida de quem mais precisa e, tem um pensamento sempre presente nas gerações futuras, nas diversas vertentes que conhecemos, nomeadamente ligadas ao ambiente e à sustentabilidade.
Hoje, 3 anos depois do lançamento, temos mais de 4000 Voluntários registados na plataforma e a 3ª Semana do Voluntariado foi mais uma vez um sucesso com mais de 2500 Voluntários envolvidos em cerca de 2 centenas de iniciativas.
Por tudo isto, é para mim, muito gratificante ser responsável deste programa de Voluntariado, ter um Banco que aposta verdadeiramente no mesmo, e é um enorme orgulho ter voluntários tão dedicados e generosos como os do BPI.
Sendo eu uma apaixonada pelo Voluntariado, deixo aqui uma recomendação, partilhem o vosso tempo com os vossos familiares queridos e amigos, mas, também com quem mais precisa, porque recebemos de retorno coisas tão simples e verdadeiras como: sorrisos inesquecíveis, abraços apertados e genuínos, e um brilho nos olhos de uma enorme felicidade. E garanto-vos, é muito compensador quando percecionamos que já fizemos a diferença na vida de algumas pessoas. Não há nada mais gratificante!
Sofia Vieira Marques
Responsável do BPI Voluntariado








Comentários