Voluntariado no Open House Lisboa!
- Blog Bolsa do Voluntariado

- 5 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de out.
O Voluntariado é vital para o funcionamento da rede de instituições que organizam anualmente os festivais do Open House que já reúne mais de 60 cidades pelo mundo fora.
A equipa Voluntariado, que integra diferentes gerações e áreas de formação, apoia e colabora com a equipa de organização, assumindo diferentes funções de acordo com o que lhe é mais natural. Promove-se uma participação activa e entusiasta em diferentes fases de desenvolvimento e realização do festival.
Todos nós temos a nossa própria Lisboa: aquelas áreas ou bairros que conhecemos melhor do que qualquer outro lugar, que significam algo para nós porque foram onde vivemos ou trabalhámos, ou porque temos alguma outra afinidade ou interesse por estes lugares, conhecemos segredos de edifícios e paisagens que estão escondidas fora dos circuitos habituais, temos uma relação estabelecida com a comunidade local.
É esta paixão pela cidade de Lisboa que queremos explorar na programação anual do festival, e estamos a recrutar uma vasta equipa para dar a cara pelo evento, conhecer especialistas e quem projeta os espaços. Criando novas pontes, amizades e desenvolvendo as tão relevantes competências, conhecidas por soft skills. Num ambiente descontraído, estimulamos a curiosidade de quem domina os bastidores, assim como celebramos as diferentes formas de fazer cidade e de a adaptar aos desafios e necessidades.
Temos conhecido pessoas incríveis, aprendendo imenso com a generosidade de um enorme grupo, que repete a experiência por sentir que é bem-recebido e acompanhado. O voluntariado cultural não está muito desenvolvido em Portugal, mas tem-se verificado uma cada vez maior abertura. A participação do voluntariado faz parte do ADN deste evento que está alicerçado numa participação pro-bono alargada a entidades proprietárias.
Mais recentemente, com o Open House Europe, criámos um programa de intercâmbio de voluntariado que permite levar 10 pessoas por ano a outras cidades europeias, assim como receber outras pessoas que se envolveram noutros festivais, o que permitiu integrar no programa visitas realizadas em inglês, o que numa cidade tão cosmopolita como lisboa é pertinente.
Percebemos que existe maior receptividade ao voluntariado em sociedades mais desenvolvidas enquanto decisão pessoal, de livre escolha, porém temos criado uma comunidade muito coesa de entusiastas que nos têm ajudado com a sua energia e talento, sensibilizando para as mais-valias de uma arquitectura de excelência. “
A Equipa Open House,
Trienal de Arquitectura de Lisboa








Comentários